domingo, 26 de março de 2023

 





                                                      Vida, la vie, vid, vita, viață, bizitza, buhay na buhay, bula,. dzive, hayat, hidup, jeta, élet, Leben. Lewe, leven, life, lif, liv, lívið, kehidupan, nzaki, Ћivot, życie, kuxtal, olaga, saol, život, Žiwjenje, ζωή, ou como  você quiser dizer, falar, chamar, expressar é uma complicação, e tu não entenderá jamais, pois desde que o mundo é mundo o homem não conseguiu defini-la, nem compreendê-la. Vocês personagens reclaam de  mim que os ponho numa situação totalmente fora da realidade tornando a tarefa de vocês muito dificil, mas o que se vê, é que nem de longe a ficção se assemelha à vida. Vês o Filomeno?  O que lhe aconteceu? Nem te conto, que o diga, se lhe apetecer, saia o verbo de sua boca, não pensem, vocês, levianos que sois, seja um aldrabão, eu.. Ôpa, se levianos, herdamos de quem nos pariu, você. Cala-te, Antõe, falo, eu. Faziam isto os Deuses do Olimpio. Oh, faziam, mas, deuses, em toda crença tudo podem. A nós a obediência, a submissão, os louvores ou o fogo eterno. Blasfemia se igualar aos deuses. Intocáveis, ninguém os vê. Só com olhos da fé, assim o criamos, quem não tem fé. A infinitude, a onipotência, a onipreseça, a imortalidade, a eternidade.´É fé. Sim porque, estando ele, ou ela, ou eles, ou elas onde quer que estejamos tambem estarão eles. Espinosa, o judeu abominado, excomungado e esfaqueado pelos seus, disse não haver fora, que o tudo não admite o fora, o tudo é o tudo, não há lugar fora do tudo. La vie, quem te compreende?

sexta-feira, 24 de março de 2023

       




                                 

                                  Boi 11 arrobas - R$ 1.540,00 em 12 de junho de 2017, tão pouco, nem vale a pena como posso pagar o salário míno ao vaqueiro? Um explorado explorando outro. Pelo menos permito que crie suas vaquinhas e plante o que quiser, os demais não permitem nem isto. Quanto sofre ao querer fazer justiça  e não poder, uma democracia de merda

                                  O Vaqueiro se queixava, não podia plantar nada os pardais não deixavam nada, comiam tudo. Eu lhe disse e por quê vocês não  comem os pardais? arre Maria quem vai comer um bicho nojento daquele? Pois é, a solução é comè-los fritos na frigideira. Pequenos? não se come camarão, pitu, tão pequenos quanto? Nada reiste ao bicho homem. Tudo o que o homem não sobra, como os ratos, as cobras. Tudo existe na terra pode comido pelo homem, porque da terra veio e à terra voltará. Nada se perde, tudo se transforma e isto é eternidade. 

                                 O vaqueiro, abismado, pensa, o patrão, maluco. Maluco mesmo é quando, a caminho da roça, ouve o joropo venezuelano; A Fuga con Pajarillo de Aldemaro Romero, pela Sinfonica de la Juventude Venezolana Símon Bolivar com Alexis Cardenas e seu conjunto.  O violino me endoidece e corro e corro e corro. 

                                  Lá vem Bode. Que a vaca ficou maninha porque comeu isto ou aquilo; muita loucura junta, ou muito pouco estudo, o outro, foi Paulo de Lotó, n´aftosa,  não vacinar o marruá, não, tirava as forças, maniava, Ou  como Quinca de  Salu, não podia adubar a terra, não, viciava. 

                                    O tempo, devorador de vidas não lhes ensinou, nada posso fazer. Lamentar, solamente. Quem de nós fará como fez Prometeu? Quid sum miser, poor man. ecco. Chora, fortes lágrimas pobre andante, mundacho torto, tristorto.


                                             

.

domingo, 19 de março de 2023

LARANJA MECÂNICA

                                            





                      Zane caruca alguns dizem yane caruca,  não me importo, cada quem bota a lingua onde a mão alcança. Se baixo, pouco esforço. Mais alto, n´ora de pegar, pular. Sim, acima, em cima no Olimpio, da planicie, afastado. Se devo, não nego, pago quando puder. Não fabrico grana. Quem a faz não me ensina. Uivos, latidos. A vizinha. Não, ela, o cão dela. Cadê ela? Muitos aí, mundo a fora. Comendo, descomendo, mijando, dormindo. No mato, a seleção natural. Entre nós, quase praga. Os amarelos os comem. Equilibra?  Vejam  Piacenza, norte d´Italia, tantos são, superando as crianças. Por isso o zeloso prefeito decretou o abate de crianças para alimentar os caninos piacenzanos. Petes, na moda, caninos e felinos, maioria. E há os que criam até cobra. Por que  não, gente? Eu, mesmo,  procuro uma criança. Criar, nossos avós, faziam assim. Uma companhia jovem, não escravisados, amado. Educá-los para ser cuidados na velhice. Los filhos  crescem e se vão.  Não, não pode, cachorros, gatos e até um porquinho. Quer? não quer? Só criança? Sei, fazer de escravo, ou quem sabe, objeto sexual. Pobre de mim, escravista e pedófilo. Hoje. perigoso viver, tudo virou crime, neste mundorana e tu viverás só, ad seculum, neste mundo fake. Quem sabe numa calorenta noite, chuvosa não apareça no teu ninho, enquanto tentas ler um romance, esperando o café que madame está passando, um daqueles jovens, bem vestidos mas nada amigável, e tu o reconheça, como o jovem do  Laranja Mecânica? E dançarás a dança da morte ao som da nona Beethoven.






terça-feira, 14 de março de 2023

 









                               Cirilo, hoje, amenheceu com a cachorra. Enquanto punha um couro veado para curtir, gungunava, xingava, imprecava. Todos em Capela, de certa forma, respeitava Seu Cirilo, um homem de opinião voluntarioso, intransigente e teimoso. Todo americano é um espião e se não for góis, espia pra dois, dizia sempre em qualquer discussão que sempre descambava para politica naqueles tempos de guerra na Coreia. E Coreia passou a chamar-se a Aroeira,  razãoming? a frequentes brigas na feira de domingo. Bastava alguem descer do Tanque de Baixo, para se perguntar ao viajante. Vai pra Coreia Seu fulano? Os mais oussados respondeu vou pro tabaco de tua mãe, moleque. Eramos todos moleques. molecotes. Correram anos para comprenderm, Coreia, em razão da gueera. Oh, meninice inocente, por que te foste, deixando-me orfão felicidade? Mas afinal por quê tais digressões? Onde me quer levar cadente memória? Ah, lembro, a guerra do Ocidente na Ucrânia, me levou de volta ao passado, Cirilo e sua ojeriza aos Estados Unidos, de Cirilo à Coreia. Americanos? Podem comerciar como atacar tanto pelo Pacifico quanto pelo Atlantico com grande economia, por isto fazem guerra em terra alheia, fazendo dos outros bucha de canhão, Dizia, enquanto usava uma  sovela numa peça de couro, Cirilo. Enquanto eles deixarem os Estados Unidos ter influencia em sua vizinhança, eles terão sempre a guerra em suas terras. Isto explica o embargo a Cuba: Isto explica a luta da Rússia na Ucrânia, Impedir o avanço americano. Mas seu Cirilo... Pera aí meu filho, não se trata de ter peninha de crianças, de velhos. É questão de vida ou morte para todos. Velhos e crianças morrem aos milhares, cada dia, de fome e falta de cuidados médicos e você não diz uma palavra. Cadê a peninha. Terrível o Cirilo na argumentação, deixando seus interlocutores boquiabertos. ?

segunda-feira, 13 de março de 2023

Demãoemão Deus Carmo: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Demãoemão Deus Carmo: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO:                               Janecleia Sueli Maria Martins, 49 anos, de Petrolina/Pe., que foi caixa de supermercado, cozinheira e faxineir...

domingo, 12 de março de 2023

 







                                         Vocês viram? A midia que não estuda, nem pesquisa coisa nenhuma,  mas ter às mãos os meios de comunicação, e as redes sociais, Didi, claro, Neco, se acha a rainha da codada preta, já começou a campanha comtra #ZaninoSupremo, alegando amizade com Lula. Ora, Ora, e vai ser amigo de quem, Didi? Pois è, Seu Antõe, como se não ser amigo garantisse a isenção de um sujeito. Como se existisse alguém totalmente isolado, sem amgos. È isto mesmo Tunin Gomes, se não for Lula, algum amigo ele terá. E o que diz a Lei, Didi? Não há proibição de nomeação  amigos, o que a Constituição exige é,  notável saber juridico. O que é isto? saber direito como você sabe fazer  pão, Baio. Ah, aí ele sabe. O melhor padeiro da Bahia. E você conhece todos os padeiros da Bahia, Gringo? Não mas, ninguem faz melhor que Baio, Cirilo. Parem, deixem Didi explicar. E o que mais precisa, Didi? O requisito mais  raro, hoje em dia. Qual é ele?  Reputação ilibada. Um homem correto, sem manchas. Ah, lá isto é mesmo dificil, mas há. Pois é, Seu Alexandre, o Dr. Zanin tem para dar e emprestar.