domingo, 30 de agosto de 2020


                             



             

                                                 Na fronte, lis marcado a fogo. Não mais fugir, ad aeternum, escravo serei.  Oh, pureza insana, contra natura imposta por gente atolada em vícios. Eu a ti me entreguei e por ti vivi o mais sacrossanto amor. Vós me entregastes a cimitarra, não o fizestes? Antõe Cego, não se falava de sedução de fieis.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 







                                                                Jutro. Nem sei como começar. Hahaha, se não sabe começar, imagina terminar. Fica inventando palavras que nada significam. Você quer chegar aonde? Rapaz, você me fez voltar no tempo. Como assim? Há anos, acho que na década (Quando falo em década, me lembro de João de Barros, "Como el-rei dom Manoel, no segundo ano de seu reinado, mandou Vasco da Gama com quatro velas ao descobrimento Índia... isto que é escrever!) de setenta. Lia parte deste romance para um amigo, formado em letras, Ananias Vasconcelos, ex-colega do Colégio Vieira. Era mais de meia noite, na Praça Castro Alves, sentados ao pé do monumento ao poeta. Ele me perguntou, aonde você quer chegar? Não sei, disse-lhe, nem título tenho. Como é difícil agradar a intelectuais, mais fácil agradar quem não o é. Um pouquinho de sexo, um pouquinho de violência, mistério e palavras comuns que se possa compreender sem visita ao léxico e pronto, garantido o sucesso. Ainda escreverei assim. Ficar rico como um Coelho, uma J.K. Rowling e gozar das delícias do capitalismo.

domingo, 23 de agosto de 2020

 








                                     Picar la mão na cara,  encher tua boca de porrada. Isto é uma ameaça, Zé Mancambira? Assim tu aprende perguntar. E perguntar te ofende, Zé? Depende da pergunta, que tem você a ver com isto? Calma, Zé, já morreu quem perguntou. É, gosto é assim. Caluda, caluda, ela quer protestar. ouçamos  a vaia dela.  Pode xingar, minha senhora. Todos estão gravando. Aquele ali tem uma cara de bicha terrível,  aqueloutro de bundão. Deixa o home trabaiá, miseras. Tu não é mais dono deste corpo. Ele pertence a todos, todos, ouviu? Quem é este maluco? Calem ele aí. Memem, cadê Memem? Cala ele, Memem.





quinta-feira, 20 de agosto de 2020








                              O mundacho torto. Que digo eu?    

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

 





                                                       Grandma isn´t responding. Paraná, paranaê terra do marreco,  conterrânea de Manguaçu, flagrada por câmaras, pondo cabelo na merenda. Comeu quase dois, pagou um. Tudo sob controle. Hahaha. Rio, audiência publica, fulano e fulana transando e nem como coisa! E Romero Britto, tu conheces, Mancambira? Se cagou.  Em Miami, pronuncie, miame mesmo, brava senhora, chegou à sua, dele, loja, comprou uma peça cara, gritando, nunca mais maltrate meus empregados atiçou ao chão a dita obra. Dá pra rir? Dá pra chorar? Madonna né mais minha dona? Donnama nam és. Quem te fere assim? Espera lá na frente! E Felipe não é mais neto. Oocaiulhe. E o Espírito não parece estar tão santo.  Eire, donna sposata, azi, fata mia. Que horror, diz Mancambira. Fim dos tempos, Neco Preto. Tudo isto já existia, tu não foi à escola. É só ler pra ver.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

DE LIMA BARRETO A LUIGI PIRANDELLO OU VICE-VERSA






                                   Parece que sou cagado, mas é da mulesta. Não é que Jussieu me aparece, um dia, querendo minha parceria, para um livro? Por quê não? Tantas são as estórias. lá do Ceará. Não, cansado do Nordeste, de secas e miséria. Mas, foi justamente a penúria da seca e miséria que fez a grandeza do teatro grego. Lá vem você com esta história de grego, quem se interessa por estas coisas de dois mil anos atrás? Rapaz! Eu tive uma ideia. A gente pode ficar rico. Rico? Então é comigo mesmo. Qual a ideia? Só o título vai vender como água no verão. Verdade? Sim. Veja O Triste Fim do Falecido Policarpo Matias Quaresma Pascal e fez um gesto imponente. Mas isto é o nome de dois romances. O Triste Fim de Policarpo Quaresma é de Lima Barreto e o Falecido Matias Pascal Pirandello. Você leu os dois? Não, ainda não li e talvez nem precise ler. Como? Não precisa ler? Não, você sabe que não gosto de repetir nada do que os outros já falaram, tem de sair tudo daqui, tocando a cuca. Jussieu, figura. Você acredita mesmo dizer alguma coisa nunca revelada antes? Enfim, vamos tentar. Arre égua!

                                E como começar? De como o pai de Mattia fez fortuna e depois morreu? Ou do fusilamento de Policarpo, Quixote brasileiro? Esta uma briga e tanto com o amigo Jussieu. Já tem gente de olho em mim. Todos agora querem escrever o romance. Todos se metendo a escritor. Que faze?

sábado, 8 de agosto de 2020

        











                                    Beirute. Cedro. São Marão. Fenícia. Fenícios. Amônia. Hizbulá. Protestos, quem protesta, meu povo? São Marão, São Marão, quem está por trás desta explosão? 

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

















                               Teresinha tu hoje vai, Teresinha tu hoje, Teresinha tu hoje, vai.