terça-feira, 31 de agosto de 2021

 



                  



                               Lá vem Koz, descendo a Ladeira do Sossego, saxofone ao pescoço, quase chegando aqui, na Rua do Céu. Ou era uma clarineta? Bem, um piano, não era, aí teria de dizer, um piano carregando um homem. Vou pedir para tocar. Mas, faz medo, virar um monte de carne e osso, comida para cães, gatos e urubus, e outros menos nobres que os humanos chamam vermes. Não, não é Vermeer, são vermes, mesmo. Ele está com uma lira na mão, faz gesto de tocá-la, abelhas saem da lira, esvoaçam sobre seu corpo, corro a socorre-lo, uma abelha senta em meu pescoço, tento tirá-la, ela me pica, seu ferrão queima. Eu não quero matá-la, pego-a com jeto e sacudo-a fora, ela cai no chão. dizem que morrem depois de morder alguém, uma pena, não precisa morrer. Araçá tuba ataca. Tu sabes, nem u´a mosca, quero que morra. 

quinta-feira, 12 de agosto de 2021




                                      

                                          

                         Elias do Pé do Morro tocava seu oito-baixos, mas as pessoas diziam que Vaguinho de Pintadas tocava melhor. Hoje nem sei se ainda vivo, o Vaguinho que se mudou para Brasília, onde se dizia, corria ouro no chão. Soube até que virou crente e só tocava agora, para louvar o Senhor, pensando, assim, ganhar o céu. 
 

domingo, 8 de agosto de 2021








                                   

                           Julieta, Julieta, eta, eta. 

sexta-feira, 6 de agosto de 2021







                                          Seu Ricardo, vaqueiro, bebia a água do feijão e depois comia os grãos, sem farinha, achei tudo aquilo muito estranho, era assim no seu Pernambuco? Esta noite foi toda da Capela, não posso saber porquê. Via a igreja de Rosalina e Dija ajudando o padre. Depois que foi para o Rio, ele ficou carola, não se sabe por obra de quem. Acho que quer ir para o céu, eu, pelo contrário, quanto mais velho fico vou me afastando de igrejas, não quero ir para o céu, depois um porre, o céu. Ninguém pode falar um palavrão,  muito menos olhar a mulher do próximo. Também, só deve ter velhos naquela porra. Me lembro quando fui fazer um cruzeiro no Caribe, em uma daquelas ilhas, acho que foi Saint-Martin, que do lado holandês tinha uma praia de nudismo. Muita gente correu para ver, eu me neguei, chegaram decepcionados, só velha e velhos, igual o ceu. Deus me livre deste céu.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021







                      Enquanto houver sangue pra derramar, nós, negros e vermelhos e amarelos e o diabo, resistiremos e depois beberemos do próprio sangue para renascer, como uma fenix,  das cinzas, saída.