domingo, 9 de julho de 2023

ZÉ CELSO

 





                                       Sei, não. Esta morte do Zé, me parece estranha. Muita coincidência numa coincidência. Que você acha, Mancambira? Ih, não acho nada. Ovo não briga com pedra. Mas bem-te-vi carreira em gavião. Lá, isto é verdade, Dá. Mas você já viu bem-te-vi comendo um gavião? Dizem que tinha escravos na fazenda. Dizem. vendo o peixe pelo mesmo preço.  Qualquer coisa eu nego, inté sou mudo e surdo, meu senhor. Vanitas, por que tantas, se iguais na totentanz? on tu tá, Zé? Tu me arcança? Mermo gritano? Tu tá veno, Antõe Cego daí? E Mancambira? E Mariquinha de Onofre? E Nanã tu vê? Lá pro lado do Muquém.  E o vei Leôncio, no Malacacheta? Este povo é brigador, gosta de bater em mulher. O vei Nezinho. Quanta água tem o mar?



NOITE EM PARIS - A publicar o livro, com qualquer valor.

Pix - 06173608553

domingo, 2 de julho de 2023

 

                             

                                                    

                                      Tia São Pedro tinha gêmeos. Quem tem gêmeos faz festa a São Cosme e São Damião. E dizem que nem santos são. Eu. Já quis ser santo, um dia. Bonito fazer milagres. Isto já foi forma de ostentação. Todos admiram. E se faz de conta, que não se  importa com a fama. Besta, um abestado, o homem.  Qualquer merdinha se espanta. Milagre. Basta não conhecer, milagre é. A vitrola RCA Victor. A única em Capela. Só Cassiano tinha. Ele, abrindo-a, colocava-a no balcão, punha um disco, rodava a manivela, pegava no braço e botava-o sobre o disco. A mão começava a correr sobre o disco e a voz saia. Eu tenho uma mula preta, com sete palmo de altura. Tia Rita saia dizendo, coisa do cão, fim mundo. Se não se conhece ou é milagre ou é do demo. Nem toda verdade é prá todos. Nem toda mentira deve ser reconhecida como tais, não é, Humberto Eco? Insano mundo. Verás coisas, quando chegares a Paris. E viu. Um americano ser preso porque nós pés da Torre Eifel. Atentado ao pudor, saiu até nos jornais. E falavam da França como a terra da liberdade, das mulheres liberais. A imagem que o cinema, Brigitte Bardot e companhia. No Brasil se mija até nos pés do papa, se ousar descer do papa-móvel. Como ele não desce, mija-se no pneu mesmo. Tu não te lembras quando, no Jardim de Luxemburgo, estavas te agarrando-a à Betty e o policial chegou ameaçando-te prender, por atentado ao pudor?

DEMOCRACIA RELATIVA

 





 

                                   E eu, Zé Mancambira, digo ao excelentíssimo senhor ministro Gilmar Mendes, que aliás, e apesar de tudo, tenho como um grande judecator, que tampouco é democrático um país que leva um processo a vinte, trinta e até cinquenta annos, como tenho eu, cuja causa não é a lei, mas a indolência e má vontade do judiciário,  para julgá-lo e transitá-lo em  julgado. Ôpa, Horus Didi, você foi muito longe, agora. Não, Zé, apenas ao dia em o senhor judecator impediu Lula de ser ministro, dando início a tudo. Democracia brasileira, tchu!


Para publicação do livro, qualquer valor, Pix - 06173608553