segunda-feira, 13 de setembro de 2021

GILGAMECHE E ENQUIDU







                                        Que vês agora, Dá? Gilgameche, aquele que viu tudo, o que descobriu a origem, no seu carro  a cavalos, correndo mundos, busca a eternidade, estás vendo Zé Mancambira? Ele, Gilgameche de Uruque e sua máquina de correr mundo. E correu mundo, com Enquidu, seu amigo. E fez o mundo tremer. E Ischitar, a bela, deusa que não podia ser amada, pena de morrer o amante,  com ciúmes, mandou uma doença que matou Enquidu. Gilgameche saiu doido mundo afora em busca da eternidade. Longe andou até encontrar Utinapischitim, o imortal. A imortalidade?  Os Deuses mandaram que eu fizesse uma grande arca que coubesse um casal de cada animal da terra. Assim o fiz e me tranquei na arca com os animais. Começou a chover, seis dias e seis noites e o mundo se inundou. Tristes dias, tristes noites, irados estão os deuses, o homem chora. Gilgameche, lindo rei a nós nos socorrei, rei, rei, o Gilga é nosso rei. No Gilga ninguém mexe. lindo rei, lindo rei. Preso estou, não há lugar na cidade onde não me reconheçam e tentem me matar. Diz a lenda que sou imortal, não acredito, mas todos acreditam e se unem contra mim, embora temam a maldição. Tento voar, não yenho forças e nem sei se ainda posso voar. Estouraram ali muitas granadas, pensando me matar, eu me livrava de todos. Comprei uma cornemusa, me disfarçar em músico, ainda assim me reconheceram. Me escondi na casa duma parente. Tão pequena, parecia pendurado numa gaiola, sobre um precipício. A entrada, por escada interna em parafuso. Condominio de escadas, comum a todos, desvelando a intimidade. Pareciam felizes, no entanto, seus moradores. Vi do outro lado, numa gaiola pendurada no precipício um velho de barba branca e comprida. Tinha um zuzá no tornozelo e segurava um tacape, iria para alguma cerimonia? Seus cabelos pretos escorriam sobre os ombros, escondendo partes das orelhas furadas. Seu nariz, largo e grande, sua pele preta do que vermelha, denotava misturas de povos. Trazia um tibério na boca, do qual  soltava fumaça, de vez em quando. Quiz lhe falar, ele não deu atenção. Saberia de mim, e por medo me tenha ignorado? Sim além de perseguirem, maltratavam também, quem desse ajuda ou gesto de simpatia, fizesse.

 

terça-feira, 7 de setembro de 2021

O CANTO DO CISNE





                                                   






                            Por quê um cara tão inteligente como Roberto Jeffeson está fazendo isto, Zé Mancambira? Porquê? Quando se envelhece, dois caminhos restam ao homem: Se redimir ou se aviltar., porque não se tem mais nada a perder. O professor Calmon de Passos dizia que uma das vantagens da velhice é poder dizer o que quiser porque ninguém mais o leva a sério. Isto é uma verdade. No caso dele, parece ter escolhido o segundo caminho. É uma espécie de suicídio, porque, para ele, a vida não tem mais sentido.  Seria, assim.  seu canto de cisne, porque, morto já estava.

domingo, 5 de setembro de 2021

ANVISA, FUTEBOL E POLÍTICA

 





                                              Todos, totalmente ignorantes. Todo ato público tem de ter publicidade; Se a ANVISA diz ter avisado que certos jogadores não poderiam jogar, de boca, o ato não é publico, logo inexistente. Em direito não há o elemento surpresa, tudo tem de ser comprovado antes para se tomar uma decisão. Deixar o jogo começar para se tomar uma atitude, existe, no mínimo, má-fé.