quarta-feira, 29 de novembro de 2023

      



      

                             Eu não sabia,  Mancambira, que Marilyn Monroe e Arthur Miller tinham um cachorro chamado Hugo. Mas que despropósito, chamar um cachorro de Hugo. Pra gente, cachorro era Chaplin, Quelí, ah, Queli era de papai, mas não se acostumou lá na Pedra Branca, quando o levava, ele voltava pra Ourissanga. Cachorro, como gente, tem mania e Quelí era manioso inté demais. Também, nem sei, papai nunca foi apegado a bicho, nunca o vi, brincando, como meus tios, com Queli, talvez por isso, Queli tenha escolhido com quem morar. Pois, o bicho é quem escolhe o dono, sabia Mancambira?

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A BELEZA DO NOSSO TERECÔ

  


      


                   Oxumpará, rainha dos rios e das cachoeiras nos ampare e proteja. Nos proteja, mia senhora, das águas revoltas do mundo, dos precipícios do mar profundo, dos trovões e raios iracundos, do mundo, deste imundo mundo. Eu já vi fogo pegar, eu já vi água arrastar em que se pode confiar?
        
                

                      

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

TEXIT

 

                É Mancambira, os Estados Unidos não são tão unidos assim. Alguns estados lutam pela independência. O Texas, já foi da Espanha e do México. Foi? não sabia, Dá. A Texaco, então? De lá. Mas quando eu digo! Uma rede bem trançada, o mundo. Assim,  dizem os estudiosos. O mundacho torto, de Frei Teodoro. Nada solto,  invisíveis fios se atracam e nós nos perdemos neste cipoal. Um flato aqui e se sente no outro lado mundo; um traque lá e cai aqui no nosso colo. E nada podemos contra isto. É como a vida se tornou. Então, olhos, ouvidos e boca e mudamos o mundo. Por isto, apoiar o Texit, a independência do Texas. Não é direita? Sim, pouco importa se é pá nós, prumundo. Apoiar até com dinheiro. Ver nascer nova experiência de governo, Mancambira. Tem do mundo todo estar nesta luta, Zé Mancambira. O Texas independente, bom pra todo o mundo. O porquê, um dia, te digo. Ou, talvez, nem precisará dizê-lo. Todos irão compreender.


quinta-feira, 16 de novembro de 2023

                   


                    Loguinho, Loguim, no comecim, por aqui chegou por engenho e arte d’um filho de Abraão, de alcunha portuguesa, Fernão de Noronha, a escravidão. Este, alugara da Coroa  300 léguas de terras, pagas facinho, facinho com a mercância de ibirapitanga, de indígenas e de negros para escravização, dando início, nestas terras, a moderna escravidão.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

         





    





                     Naru e outros nematóides que matava com purgantes, tomados de manhã cedo, antes de ver qualquer folha verde, por perder o efeito e à força, tapando-se o  nariz para não vomitar, de tão ruim que eram. Meia horas depois era um horror de lombrigas que saiam contorcendo-se e às vezes eram tantas que precisava tomar remédios. Elas vinham e eu as puxava com mão, com nojo, mas sem medo.

domingo, 5 de novembro de 2023

QUID

 




                      

                         

                                 Quem és tu, espírito do mal, que atravessas meu caminho?chou, chou, chou daqui, cascavel, com teu medonho chocalho. Sinto que não sinto, como antes. Estava em toda parte, sem cansaço, nem enfado. Bater perna, jogar conversa fora, como gostava. Quem és tu, homi? Where as treinadas pernas com o jogo da capoeira? Quem te botou? Capoeira no chão. Quem te botou? Me incomoda a não vontade, o amofinamento, a estafa, o não querer, esta  dormência.