quinta-feira, 27 de março de 2025

         De cima eu vejo e não sei o que se passa. Ela vem despreocupada por uma rua semi deserta. Um jovem todo de preto, inclusive a máscara, se dirige a ela. Ela tenta retroceder, outro,  repentinamente, e igualmente de preto e máscara surge-lhe por detrás e de repente eles são sete em preto e mascará, um tenta por pôr-lhe algemas, ela tenta resistir e desiste. Todos se comprimem contra ela, põem-lhe as algemas e arrastam-na rua abaixo. Ninguém ali, lhe socorrer. Ninguém se aventura. Nem um suspiro de indignação. Quem são todos estes jovens de preto e máscara seguindo pessoas inocentes e as prendendo? Única coisa certa. Todos eles acreditam em Deus.todos eles se acreditam o povo de Deus. Todos eles acreditam estar em missão, a serviço de Deus. Todos eles são capazes de matar em nome de Deus. E este Deus é o mesmo o que tu adoras. E todos nós ainda dizemos amar a Deus?! Oh, bem merecido o castigo!

terça-feira, 25 de março de 2025

Leio na mídia que levaram os livros de Olavo de Carvalho a leilão para pagamento da dívida a Caetano Veloso decorrente da ação de indenização ajuizada por este  contra aquele. Olavo de Carvalho era um homem pobre, Caetano se mostrou muito mesquinho, Mancambira,  em não perdoar a dívida do Olavo, faltou-lhe a magnanimidade característica dos grandes homens.

segunda-feira, 24 de março de 2025

 Não, não, Mancambira, não é assim, não Manca. Não se compara grandezas de natureza diversas. Você  não pode comparar o aqui com o além. Se nosso mundo é pura matéria, não pode ser comparado ao espiritual. O nome já diz, espiritual, naturezas, diversas, qualquer comparação é fantasiosa, totalmente acientífica. Nenhuma metodologia aprova isto. Apresentar a vida após a morte tal qual a vivemos é totalmente fora de razão. Lá é espírito, não tem forma, aqui matéria que se apresenta de variadas formas. Aqueles homens de barba e cabelos s longos, geralmente brancos; aquelas mulheres brancas e loiras, todos homens e mulheres vestidos em longas batas brancas, é andando num mundo etéreo é imitação grosseira da vida aqui na terra. Espírito não tem forma  nem cor, nem nada.


quinta-feira, 20 de março de 2025

 




E, e, é Mancambira, te contou? E, e e sim, me disse o começo. Como brincadeira de crianças, dormindo juntas, de ponta a cabeça, tocando umas às outras. As carninhas tenras da adolescência, o cheiro exalado, uma da outra. De costas ou de ponta cabeça nos tocávamos e era tão bom. Ela não sabia, eu a tocava, fingindo acidente. Era difícil, difícil aquela era. Quanto macia! A vida é um jovem que joga, jogo de dados, do jovem é o reino. Sim. Heráclito. Hum jogo, sem fim até a morte. Um caminho ao templo de libitina. Na cama de vento nos tocávamos, ele sem porquê. Até meu pai mostrar-se apaixonado por ela.


quarta-feira, 19 de março de 2025

CASA PIA DE SÃO JOAQUIM




Não sei porque a Casa Pia de São Joaquim, um espaço tão lindo e tão grande, não abriga uma faculdade! Inúmeras são os espaços ociosos se deteriorando pela ação do tempo. Sempre muito bom o @geraldthomas com quem muito gostaria de ter trabalhado, mas que, mesmo embabascado  com suas obras, minha vida, que não minha tomou rumo contrário ao por mim traçado, nos doces anos da juventude. Fera vida dum nordestino, de verdesanos no mundoinsano, lembrando sempre Frei Teodoro, ôpamundotortodanado, quem te desafia? Fatalismo, Nietzshe? Não sei, só que foi assim, né Mancambrira? Iieeuu, lá sei, Doutor Horusdididatunabaianinho, Cônsul Particular do Brasil? Cuida do teu e nosso romance, o Noite em Paris, que eu quero sair por aí, correr mundo em minha Máquina de Correr Mundos, comigo levando teus outros tantos personagens, mesmo quem, eu, tu, e outros detestem, nossobarco, um coração de mãe, mais sempre cabe. E vamos lá correr o mundacho torto, ouvindo a Missa em ré menor, que compôs e nos fazia cantar, sob sua batuta, no coro da igreja da Piedade de São Salvador da Bahia. E corramos o mundo torto de Frei Teodoro, este mundotortograndeesideral, quembora grande espacial se apequenou é mais perigoso ficou, né non Seu Elonmusque?

segunda-feira, 17 de março de 2025

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025






           Com mucica picica pega o peixe, com mucica picica derruba o boi. Com jetica picica cozinha o peixe. É tempo de murici, picica. Faz tua cambica e dela bebe. E por falar em beber, no carnaval de São Paulo, advogadas de plantão, combater o assédio. Festa de conventos e de imbecis. O mundo transborda, né, Umberto? A Joana, sabe? A Feiticeira?! Carnaval, invocação de demônios, feitiço universal. Bosta no prado, fertilizar a terra. Pesquisa é a utilização de técnicas científicas para se obter uma resposta a uma determinada interrogação. Se queremos saber quem ganharia as eleições de. 26 para presidente seca eleição fosse hoje, não pode a pesquisa se limita a alguns estado como a última pesquisa para presidente. Está evidente a manipulação. E Carlinhos Brown claudicou quando lhe pediram opinião sobre a Claudia Leitte, rica com os orixás. Se o final é normal pra quê correr e se morrer é ruim mas é comumo caixão vai levar de um em um e se o dinheiro não pode socorrer, eu só quero o bastante pra comer, pra vestir, para calçar pra quê tanta ganância e correria se ninguém veio aqui para ficar. Sigheh, pitufo. Oh, meu Zelenka da Votiva em  mi menor, do Collegium 1704, difícil, muito difícil, vozes d’anjos, de mulher, vestidos, imaginar cagando! Oh que blasfêmia! Insano, como queres que te leiam? Esqueçam o que disse. É siricutico, mesmo! Não me queiram mal. Eu não, Mancambira, como esta gente que não acredita na ciência vai a médico, fazem exames e cirurgias e tomam remédios. Por quê não se vão curar nas igrejas?

domingo, 16 de fevereiro de 2025

 




                                      Oh! muitos de nós vivemos a pregar santidade, mas, por um sim, por um não, nos  pomos a vomitar violências. A Bíblia no sovaco e o veneno no coração. Não a toa alguém  dizia, livrai-me, Senhor, de meus amigos, que de meus inimigos me livro eu. Gosto, sim, d’animais, ACF, eles, lá, eu cá. Bem longe de seus dentes. De seus dentes, de miolo de pote, de quem toca fogo n’água. Muitos, a maioria, não querem ouvir a verdade, medo de verem suas ilusões destruídas. oh, dizei-me, vós, por quê chorar a humanidade? Uns boçais acreditando-se deuses. Intolerantes e narcisistas, só o que dizem vale. Hoje, Mancambira, fiquei fulo. Desci. Dar um mergulhim na piscina, que ninguém é de ferro. Descansar os neurônios da fadiga de escrever este romance. Que para mim é trabalho, a despeito de Luciano não achar, por suspeitar que eu, estando o dia todo e todos os dias pendurado na redinco, não fazia nada, preso, meu amigo, à ideia de que só se trabalha com os braços, esquecendo ele, com um celular você tem o mundo em suas mãos. Pois, na piscina, uma dondoca, que só dar-lhe bom dia com aceno amigável virou a cara. Eu quero é que o mundo  se exploda até que, vazio, os poucos que aqui restem, fiquem implorando para encontrar alguém que lhes deseje um bom dia. Hum?! Parece que ela leu o que escrevi. Deu-me boa tarde, ao sair. Non’obstante, mantenho o escrito. E mermo ansim, ainda penso quase como aquele vereador de Itajaí: “bicho não tem consciência, não tem alma, é animal.todos os animais da face da terra não valem uma alma humana”.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

ANNA CAROLINNA DA CONCEIÇÃO AURELIANO

 













Anna Carolina da Conceição Aureliano, esta linda moça da foto, https://pt-br.facebook.com/photo.php?fbid=933967082220805, de 38 anos, pesquisadora da UnB, residente em Brasília, está desaparecida. Comportamento “estranho” ultimamente, diz familiares, pedindo ajuda para encontrá-la e informar a seu irmão João pelo telefone (61) 999896428. Fonte:https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=933967095554137&id=100068225646624



deus ertudo Em nosso Cami mancambira tem de chamar por ele pra ser valido. Se eu fosse uma mulher eu ia cobrar ao governo por cada filho que parisse. Estou entregando de graça braços para o trabalho, pagadores de impostos e consumidores. Etem hora qui Deus põe prova paranois. Poristo gente vem viado pra se purificar, fica aqui na terra sofreno noturdia morre e vem um santo, um profeta, fazendo milagres pra salvar os pobres, o cegos, os aleijados, como fez jisus Cristo fez. Oxente, então Cristo pode ter sido viado noutra encarnação? E quem disse isto, nojento Cristo é Deus não reencarnou de ninguém. Religião, nem se devia discutir, se vê cada coisa. É minim, inté tem umas terras qui os caras rezam com o cumpra riba. E tudo homem num se vê u’mulher. Vou botar um anúncio na mídia: Sinhô de 82 anos, procura cuidadora de idoso, será qui acho pretendente? Lá no estágio tem um cara, assessor do juiz. Ele jura de pés juntos que Jesus era gay, como ele, cremdeuspai! Fé não se discute, apenas, se respeita, não à fé, ao fiel, porque ser humano. Assessor? Sim, assessor, é quem faz as sentenças, despachos. Juiz, só assinar. Moleza! Nem lê às vezes, diz. Todos têm assessor. Sei caso, disse, que audiência o assessor faz; Outro, mora na Bahia, assessorando juiz no Rio Grande do Sul. E pode? Agora, sim, alguns são funcionários, outros, pagos pelo próprio juiz. Com a a redinco, tudo pode. Até mais fácil. A Modernidade líquida de Bauman, sociedade líquida, inter-relações líquidas. E tome-lhe solidão, e tome-lhe angústia e tome-lhe ansiedade! Poderás ganhar muito dinheiro, mas não tens com quem gastar, a menos que compres, por algumas horas, alguns amigos e depois chorar no travesseiro. Soltam, mas não querem que vivam, pois, para o mundo todo, e, onde também estão, mandam suas fichas, e, onde quer que vão, são monitorados, como se, em prisão domiciliar e conscientes de que são vigiados e podem, a qualquer momento, serem morridos, vez que, nisto, eles têm phd. Y a Anna Carolina, a cantora, também linda, não, a pesquisadora UnB, já foi encontrada? Ela. Terá sido vítima dos temas pesquisados na Universidade? Hoje, viver, tão perigoso quanto alistar-se nas Cruzadas medievais. Ser latino em Norteamérica. Sim, paremos de chamar Estados Unidos da América. A América não merece isto. E agora, sei. Quem das coisas menos sabe, sabe muito mais que eu, pois, não é que Anna Carolina apareceu sem mais nem menos sem nos dá nenhuma explicação? Vai pobre mortal se padecer dos  demais e um certeiro coice, no final,  receberás.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

 

                

                                   Em Goa, Mancambira, birdém é casa, mas de botão; dois a dois é dodogo; donopar é meio dia e donoparam ao meio dia. Envelém é cobra d’água; fulodé é a porta de frente, porta principal; chuno é coco ralado; adopadó é de parte a parte, de lado a lado; afoto é indisposição de saúde; leite de coco é aprôço; batoçano, cheiro de mofo; aliá é elefanta; amouco é servil, bajulador.


sábado, 1 de fevereiro de 2025

DANTE ALIGHIERI

   Não, Manca, Dante, a despeito de Joyce, que o tem como o maior do mundo, não o é, porquanto no estilo talvez o seja, na temática, ele está plenamente  ultrapassado, não no que tange ao amor, que é eterno, mas no que toca aos céu, inferno, purgatório e similares. Hoje, a maioria dos cristãos têm dúvida de suas existências, se não o tivesse, não agiriam como agem. Tu me entendes? Unzinho, aí, me contestou. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2025





 Que o sol me traga, a cada dia, novas energias;

Que a lua suavemente me restaure durante a noite;

Que a chuva lave minhas  preocupações;

Que a brisa sempre sopre novas forças em mim;

Que eu possa caminhar em paz pelo  mundo e possa conhecer sua beleza, durante todos dias da minha vida.

sábado, 25 de janeiro de 2025

SOBRE

A preposição sobre está na moda. Hoje tudo vem com sobre, numa demonstração de total subserviência ao inglês no uso do about.

No artigo de título quilômetro Ronaldinho Gaúcho tem Rolé com Atriz indicada ao Oscar o jornal Noataque informa que Ronaldinho vai “comandar aulas para ensinar sobre seus dribles…”

Felizmente, Ronaldinho não joga tão mau quanto escreve o jornal, pois ele vai ensinar seus dribles e não sobre. 

O verbo ensinar é bitransitivo - direto e indireto - é na função direta não tem preposição. Quem ensina ensina alguma coisa, pura e simplesmente.

E Lula deu um tapa com luva pelica na cara do mister Trombeta. ao recepcionar, em Manaus, e mandar tirar as algemas de nosso cidadãos imposto pelo Império do Norte.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

        




                           Mancambira, aprenda uma coisa: escolher é discriminar, é racismo; quem escolhe é racista, discriminador, se acha superior. A discriminação desune, rebaixa o outro, desqualifica, humilha e odeia. A religião é um instrumento de domínio, serve ao mais forte. A democracia, mentira criada para dar a impressão de liberdade;   quantos bestas no mundo! As pessoas se tornaram completamente submissas e não percebem nada do que acontece no mundo. Chamam de terceiro mundo os países da África, Ásia e América explorados e saqueados pelos europeus de cultura judaico-cristã. Esquecem que, na época do chamado descobrimentos a Europa passava fome e ter-se-ia exterminada se não fosse a pilhagem no atual terceiro mundo; mas não foi só a pilhagem o que fizeram os cristãos, cristãos novos e outros. Também escravizaram pessoas e as matavam quando se submetiam a seus interesses. Hoje, quando africanos, asiáticos e americanos tentam buscar na Europa parte do que lhes foi roubado, eles reclamam, ameaçam, discriminam, prendem e repatriam. Isto é a cultura judaico-cristã. É só ver a história, não os olhos do vencedor, para perceber este fenômeno. Isto, Mancambira, é ciência, ciências sociais, não opinião. Hummm!

sábado, 11 de janeiro de 2025

EÓLICAS E AS GRILAGENS

 



                     A CartaCapital, parece, deixou de ser Carta Capital para ser Carta do Capital, já notou Zé Mancambira. Ela diz chamar as coisas pelo nome. Onde está ela que não vê as grilagens praticadas pelas companhias eólicas?

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

 





 Pra que tanta ganância por poder, exibir a fortuna adquirida, se o que a gente ganhar durante a vida é preciso deixar aqui na terra. A empresa eólica de que falamos, não parece comungar destas ideias e por isso difama, intimida, ameaça todo e qualquer vivente que se ponha em sua frente. Dia, destes, seus acólitos bateram tanto em uma simples ovelha que, não aguentado os ferimentos internos veio a morrer. Estou falando de uma pobre ovelha que serviu de instrumento de recado. No Brasil, a certeza da impunidade, certeza da absoluta ineficiência da justiça leva as pessoas agirem contra a lei. Se alguém te deve um dinheiro ou uma obrigação e não cumpre ficam muito contentes se você aciona justiça. Sabe que agora não paga mais, não cumpre sua obrigação. É o que aconteceu, por exemplo, com o Sr. Marcílio da Tratorserves de Feira de Santana. Paguei-lhe adiantado R$4.400,00 para reparar um gerador, já tem um mês e ele hoje nem me responde mais. Talvez a verdadeira justiça nos dias de hoje seja a publicação pesada nas redes sociais e o cancelamento do indivíduo ou empresa. A justiça é nada para eles, que, inclusive, a podem comprar. As redes sociais decretam a morte do cara. No metrô, duas pessoas se arrastam, pelo chão, como cobras, uma em direção da outra. Será que vão se acasalar? Quem põe fogo nas igrejas da França? Depois de queimarem seus corpos, eles jogam os restos no Ganges sagrado, enquanto as cinzas são aproveitadas pelos devotos que as jogam sobre o corpo em profusão. Não sei se estes devotos tomam banho para dormir. Oh mundacho torto de Frei Teodoro; os seminaristas penduravam-se nos braços, os seus; ligeiramente grisalha, sua barba tocava-lhe o peito; sua voz, baixo profundo, tocava o céu. Quem se morre, Mujica,   o cancro tomando-lhe o corpo todo. A morte é certa para todos, mas uns não aguentam a pressão e põem fim à vida com as próprias mãos por mais diversos e originais formas. Caso de Deadpool ou de seu nome real safe Wilson. Condenado à morte por ter matado duas mulheres, pediu ao juiz para furar a fila dos condenados para que fosse logo executado. Se é verdade que Deus tudo prevê, inclusive a hora nossa morte, este dublar vontade de Deus e antecipar a morte.